4YOU2

Educação

“O processo de aceleração com o Instituto Quintessa foi transformador e determinante no caminho da 4YOU2 e em minha jornada empreendedora. O contato próximo com mentores e gestores da rede foi fundamental para levar a 4YOU2 para um próximo nível de profissionalismo e crescimento.”

Gustavo Fuga, Empreendedor da 4YOU2

A 4YOU2 é uma escola focada em proporcionar ensino de línguas de qualidade e acessível a pessoas das classes CDE. Iniciaram a aceleração com 100 alunos e uma unidade, e finalizaram com mais de 1500 alunos e quatro unidades. A aceleração abordou estruturação de processos e gestão de pessoas, redesenho dos produtos e precificação, ferramentas para gestão financeira, metas comerciais, modelo societário, assessoria jurídica, definição de modelo de expansão, acompanhamento de indicadores de resultado e qualidade dos processos, ponte com potenciais clientes, e preparação para captação de investimento.

ver mais

Instituto Muda

Meio Ambiente / Geração de Renda

“O Instituto Quintessa foi uma organização de extrema importância para o Instituto Muda, já que há muito tempo eu não tinha um sócio ou alguma consultoria para observar de fora os erros e acertos da empresa. Além disso, foi muito bacana a experiência dos vários encontros com mentores e outros empreendedores sociais nas redes, dividindo desafios e acertos do dia a dia. O Quintessa nos acompanhou e apostou no Muda desde o momento em que não havia geração de lucro até o desenvolvimento do valuation e venda de ações para investidores. Agradecemos eternamente todo o apoio.”

Alexandre Furlan Braz, Empreendedor do Instituto Muda

O Instituto Muda, empresa que presta serviço de gestão de resíduos para condomínios e empresas na cidade de São Paulo, começou a aceleração em julho de 2013. Durante o programa de aceleração os principais assuntos tratados foram: implementação de rotina financeira, revisão do sistema de precificação, estudo da base de clientes, definição de estratégia de venda, revisão dos contratos de serviço e mapeamento de processos da produção. Nos dois últimos semestres de aceleração, o Muda foi procurado por uma investidora, onde fizemos todo o acompanhamento, negociação e valuation da empresa. Comparando os anos de 2013 e 2015 a empresa multiplicou o faturamento em duas vezes e meia.

ver mais

HandTalk

Inclusão social

“Sempre que me perguntam como foi ser acelerado pelo Quintessa a resposta é simples: eles colocaram a mão na massa junto com a gente e nos ajudaram a fazer da Hand Talk uma empresa estruturada e organizada para crescer exponencialmente.”

Carlos Wanderlan, Thadeu Luz, Ronaldo Tenório empreendedores da Hand Talk

A Hand Talk promove a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade por meio de uma tecnologia que traduz automaticamente o Português para a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Oferecem um app gratuito e tornam mais inclusivos websites, eventos, museus, cursos, ambientes de atendimento ao usuário, entre outros. Durante a aceleração, atuamos na estruturação da área financeira, comercial, posicionamento de marca, gestão de pessoas, processo de planejamento estratégico, além de realizarmos ponte com potenciais clientes. O faturamento dobrou, bem como o impacto medido em número de downloads do app e usuários ativos no mês.

ver mais

Courrieros

Meio Ambiente

“A aceleração foi fundamental para o nosso crescimento de forma organizada e sustentável. Com grande ajuda para estruturar processos e com sugestões para dividir melhor áreas, fez com que profissionalizássemos nossa gestão.”

André Biselli, empreendedor da Courrieros

A Courrieros realiza entregas ecológicas na região centro-oeste da cidade de São Paulo e proximidades. São uma empresa de entrega de documentos e pequenos pacotes que utiliza apenas bicicletas. A aceleração focou na divisão de funções entre os sócios e membros do time, controle de processos e monitoramento dos resultados, ferramentas para gestão financeira e definição de modelo de expansão. Ao final da aceleração, a geração de caixa da empresa aumentou cerca de 9 vezes desde sua entrada.

ver mais

VER MAIS

Catraca Livre

Educação

“Durante o período, o Instituto Quintessa nos ajudou num processo de ‘auto-conhecimento’. Estudando nossos números, nos ajudaram a estruturar a área de negócios e a administração da empresa. Com a aceleração, descobrimos o tipo de empresa que queríamos ser (e somos) para os sócios e os colaboradores – uma empresa que distribui o lucro e convida a equipe a fazer parte de algumas decisões estratégicas.”

Marcos Dimenstein, Lia Roitburd, Gilberto Dimenstein empreendedores do Catraca Livre

O projeto com o Catraca Livre é um case na qual o Quintessa forneceu suporte aos empreendedores para sair da ideia que tinham sobre o projeto para efetivamente uma empresa como é estabelecida hoje. Dentre os diversos temas trabalhados destacamos o olhar em pessoas, tratando o papel da equipe, da sociedade, cargos e funções e atração de pessoas. Outros temas trabalhados foram precificação, controle administrativo e de contas, contratos e outras questões jurídicas.

ver mais

Markato

Geração de Renda

“O Instituto Quintessa foi um divisor de águas em minha vida pessoal e profissional, assim como um marco para a empresa. Tudo em dois anos, verdadeira aventura de aprendizados e conquistas!”

Willian Chaves, Empreendedor da Markato

Com o propósito de fomentar o empreendedorismo na Cidade Tiradentes, a Markato fabrica e distribui produtos alimentícios relacionados a lanchonetes e, como forma de apoio a seus clientes, fornece equipamentos em comodato para os alimentos. Com dois anos de projetos, o Quintessa prestou suporte em frentes importantes para estruturação da empresa, como: frentes comerciais, com a equipe interna e representantes, implementação de controle financeiro, definições de papéis e responsabilidades da equipe, alinhamento de visões de futuro e planos de expansão.

ver mais

Instituto Elos

Desenvolvimento Local

"Dentre as maiores contribuições do processo com o Instituto Quintessa para o Elos destaco a criação de uma disciplina de encontros mensais de reflexão sobre a gestão: sonhar o futuro, avaliar nossas condições e desafios atuais, e traçar estratégias de como queremos chegar lá. Isso é muito importante porque muitas vezes somos engolidos pela urgência do dia a dia e acabamos não construindo o futuro. Depois, ter a mentoria de uma pessoa experiente, que admiramos, e com sensibilidade para propor mudanças respeitando os valores do Elos, junto do apoio do gestor do Quintessa que acompanhou o processo e muitas vezes trabalhou mão na massa diretamente com nossa equipe desenvolvendo planilhas e outras ferramentas, facilitou muito a aplicação prática de tudo o que discutíamos. Avaliamos tão positivamente a experiência que assim que terminou o processo decidimos criar o Conselho Consultivo do Elos e convidamos o mentor para compor o Conselho. Até hoje seguimos juntos!"

Rodrigo Alonso e Mariana Gauche Motta, Empreendedores do Instituto Elos

O Instituto Elos promove o desenvolvimento de comunidades por meio do empoderamento local e formação de jovens transformadores. Na aceleração, estruturou-se a gestão financeira, a estratégia comercial e a gestão de pessoas, com foco na divisão de funções e plano de carreira. Com isso, houve grande crescimento no número de programas desenvolvidos.

ver mais


Portfólio de negócios acelerados